SAP

Grupo Votorantim: IA vai evitar desperdício e aumentar produtividade

CFO do grupo, Sérgio Malacrida, destaca o papel da governança de dados. "Ela nos permite tomar decisão estratégica sem perder o DNA de cada área de negócio". Grupo migrou para a nuvem privada via RISE with SAP.

O Grupo Votorantim completa 108 anos em janeiro e para o CFO da companhia, Sérgio Malacrida, o segredo da longa jornada está em equilibrar a inovação com a perenidade. O executivo, que se diz um otimista da Inteligência Artificial, participou do SAP NOW AI Tour, nesta terça-feira, 19/8, ao lado do presidente da SAP Brasil, Rui Botelho.

A holding de investimentos com operações em cimento, energia e mineração, usuária da SAP há 25 anos, migrou este ano do SAP S/4HANA on-premise para a nuvem privada via RISE with SAP. Malacrida – que como CFO disse ter dois pontos centrais de atuação, a alocação de capital como responsável pela gestão financeira, e da percepção de gente, que é quem faz os negócios acontecerem – contou que parte significativa dos 12 negócios do grupo está dentro de uma mesma instância SAP.

“Dá trabalho, mas é muito divertido. A gente aprende que um negócio pode ter aplicação em outro, sem perder o DNA de cada um. Nós vamos de cimento ao suco de laranja”, revelou Malacrida. Uma decisão importante foi unificar a liderança de TI e do Centro de Serviços Compartilhados. “Isso nos trouxe escala para tomada de decisão estratégica”, pontuou.

O CFO destacou que o Grupo Votorantim trabalha com três valores: colaboração, coragem e integridade. “E colaboração não é só dentro de uma empresa do grupo, ela acontece entre as empresas e também a colaboração com a sociedade. Nós temos atuação em localidades muito remotas, como Primavera, no Pará. Nós temos obrigação com a localidade. De levar conhecimento, o letramento digital”, observou.

Com relação à Inteligência Artificial – grande mote do SAP NOW e em todas as mesas de debate de TI –, o CFO do grupo Votorantim disse fazer parte do time de otimistas. “A IA é uma ferramenta que vai dar vantagens ao negócio. No nosso caso, ela já está sendo usada para evitar desperdício e produtividade. Eu sou otimista com a IA. Ela já nos ajuda e vai nos ajudar muito”, completou.

Botão Voltar ao topo