Natura: IA generativa faz toda a diferença para termos a informação certa, na hora certa
Em todos os ciclos de inovação pelos quais a Natura passou ao longo dos seus 55 anos de operação, a tecnologia teve papel fundamental, afirmou o CO-CEO da Natura Latam, José Manuel Silva, em conversa com a presidente da SAP América Latina e Caribe, Cristina Palmaka, durante a abertura do SAP NOW 2024, nesta terça-feira, 03/9.
“Nossa filosofia sempre foi centrada no bem-estar bem, cujo principal fator é nossa curiosidade”, afirmou. Para Silva, a melhor forma de respeitar o legado da companhia é ser incansavelmente curioso sobre o futuro e é essa curiosidade que norteia as relações com as mais de 3 milhões de consultoras da marca, com as comunidades extrativistas da Amazônia, parceiros e fornecedores.
De acordo com Cristina Palmaka, é essa busca que tem marcado a cultura de inovação e respeito da Natura, que conta com o suporte da SAP em sua construção. Silva concorda e destaca que a tecnologia SAP é uma das responsáveis por tornar possível a integração dos quatro grandes segmentos que formam o negócio da companhia. “A Natura já era uma empresa ESG quando ainda não se falava nisso, é algo que está intrínseco em nosso negócio e nos quatro segmentos que colocamos juntos”, afirma.
Segundo o executivo, o primeiro segmento é a área de pesquisa e desenvolvimento, que começa com pesquisa e antropologia social, fundamental para identificar elementos da natureza que podem se tornar bioativos, e termina com ciência pura, colocada em prática no centro de pesquisa e desenvolvimento da companhia em Cajamar (SP), o maior do hemisfério sul.
Os outros segmentos são supply chain, distribuição e, mais recentemente, operação financeira criada para ajudar a rede Natura a se desenvolver e criar valores. “Ao longo desses quatro segmentos há vários modelos de inovação e, quando colocamos os modelos que hoje a SAP nos oferece, conseguimos reduzir os tempos verbais, trazendo o passado, presente e futuro cada vez mais próximos”, afirma.
Um exemplo apresentado por Silva é a nova plataforma de serviços de beleza que está sendo inaugurada pela companhia. “Sempre fomos líderes de mercado e não fazia sentido não termos uma plataforma de serviços de beleza totalmente omnicanal em que o autocuidado pode estar onde o cliente quiser”, diz, lembrando que este é o melhor exemplo de inovação, partindo do ponto de vista de ciência para chegar ao usuário.
“Muitos acham que inovação é fazer coisas incríveis, mas essa inovação que gera valor é o que temos buscado, e em breve a IA também vai conectar o lado humano e estratégico das empresas”, afirmou Cristina Palmaka. Silva reconheceu que a Natura ainda está dando os primeiros passos no uso da tecnologia, mas destacou que os resultados obtidos até aqui com a SAP têm sido positivos.
“Temos feito testes muito rápidos que mudam a vida das consultoras. Por exemplo, conseguimos identificar o quanto de carbono uma consultora está poupando e monetizar isso”, revela, lembrando que os quatro segmentos em que a empresa atua produzem uma quantidade de dados incomensurável e que a tecnologia permite colocar o dado certo no negócio certo com a aplicabilidade certa. “Estamos ansiosos e pressionando porque a IA tem feito diferença para a turma que faz gestão de ERP. Hoje é um desafio conseguir chegar à informação certa com o timing certo e estamos fazendo testes que nos deixam animados. É uma tecnologia que gera impacto”, defende Silva.
IA na prática
A Natura é uma das primeiras empresas na América Latina a usar IA generativa da SAP em aplicações de gestão de processos. Em um esforço conjunto, as empresas trabalharam por três semanas, entre maio e junho deste ano. A jornada começou com uma imersão da equipe da Natura no SAP Discovery Center para conhecer as vantagens da IA generativa e as possibilidades criadas ao empregar grandes modelos de linguagem (LLMs) – considerado o motor da IA generativa.
Com isso, a própria equipe da Natura envolvida nesta missão pôde experimentar o recurso e apresentar internamente as vantagens que a aplicação da tecnologia vai gerar. Em seguida, houve duas fases de exercício: a primeira consistiu em vetorizar os dados da empresa no SAP S/4HANA; a segunda foi a liberação do acesso para a Natura no hub generativo de IA na infraestrutura SAP AI Core, que disponibiliza uma variedade de LLMs. A ferramenta funciona como uma habilitadora de ideias, incentivando o time a criar e inovar.