SAP

Reforma tributária: tempo é curto e faltam profissionais especializados

O alerta foi feito por Franklin Bruno, gerente de Solution Advisors da SAP Brasil. Executivo diz ainda que o ERP da SAP terá um único motor de cálculo para impostos novos e os vigentes até dezembro.

Quem decidiu fazer a adequação dos seus sistemas de reforma tributária de forma tardia está sofrendo para conseguir um bom profissional especializado, adverte o gerente de Solution Advisors da SAP Brasil, Franklin Bruno. “Há uma forte concorrência por profissionais e consultores para a adequação dos processos e sistemas. Esse é o maior gargalo agora”, destacou em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o SAP NOW AI Tour 2025, realizado nos dias 19 e 20 de agosto, em São Paulo.

Franklin Bruno disse ainda que “sábio foi aquele que tomou a decisão de adequar seus sistemas lá atrás”. Para quem ainda não fez nada ou está muito atrasado, o recado é duro: “faça agora porque ainda há tempo, mas se não fizer agora, vai complicar para estar pronto em janeiro”.

O executivo da SAP falou ainda da concorrência com outros fornecedores de software ERP no mercado. Bruno disse que os clientes da SAP não vão ter que lidar com dois sistemas. “Na SAP há um único motor de cálculo com os impostos atuais – ICMS, IPI, ISS e adicionalmente vão estar os novos impostos IBS, CBS e IS. Tudo dentro de um sistema e um único motor de cálculo. Mas sei que há fornecedores optando por ter dois motores em sistemas separados”, explicou. Segundo Bruno, 90% dos clientes da SAP já fizeram a adequação dos sistemas à reforma tributária. Assista à entrevista com o gerente de Solution Advisors da SAP Brasil, Franklin Bruno.

Botão Voltar ao topo