Rui Botelho, SAP Brasil: IA tem de ser alimentada pelos dados que realmente importam
Presidente da SAP Brasil deixou claro que os clientes não querem mais testes com a IA, mas aplicações práticas. Também falou da próxima etapa: a massificação do Business Data Cloud. "Os dados têm de ser harmonizados para gerar valor", afirmou.
A Inteligência Artificial tem de ser alimentada pelos dados que realmente importam e possam vir a fazer diferença para o negócio, sustentou o presidente da SAP Brasil, Rui Botelho. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o SAP NOW AI TOUR 2025, realizado em São Paulo, nos dias 19 e 20 de agosto, Botelho falou sobre como os clientes da SAP estão usando a Joule, a assistente de IA da companhia, e foi taxativo: a Joule não compete com ninguém no mercado de IA.
“A Joule é uma assistente que se conecta a todas as aplicações SAP e pode se conectar a aplicações não SAP. Os clientes querem mais realidade e menos piloto para IA e a Joule permite essa visibilidade da IA para o negócio”, pontuou. Indagado se a Joule compete com as IAs de grandes hyperscalers, como o Copilot, da Microsoft, e o Gemini, da Google, Rui Botelho negou de forma categórica. “A Joule não compete com ninguém. Ela fala com todas. O usuário vai escolher quem usar e em qual solução vai usar”, adicionou.
O presidente da SAP Brasil falou ainda da próxima etapa da IA que é a dos dados harmonizados nos negócios. E a SAP trabalha com o Business Data Cloud para viabilizar essa harmonização em casa e fora de casa, com o acordo firmado com a Databricks. “As aplicações geram dados, os dados são harmonizados, geram mais IA e voltam aos processos gerando mais dados. No nosso caso, com o BDC, com harmonização”, reforça. Segundo Botelho, no Brasil, a SAP tem acordos firmados com 4 dos grandes hyperscalers – Oracle e Huawei ficam fora dessa lista.
Presente em 48 das 50 grandes empresas do Brasil, a SAP trabalha para aumentar participação nas PMEs. “Nosso carro-chefe é o S/4 Public Cloud. Mas o caminho de chegada é o nosso ecossistema. Nossos parceiros estão bem próximos das pequenas e médias empresas. Eles que adicionam valor. Nós fornecemos a tecnologia”, diz. Rui Botelho falou ainda sobre o impacto da Reforma Tributária no ERP. Assista a íntegra da entrevista.