SAP

SAP adota IA generativa para dar agilidade aos desenvolvedores

Inovação confere velocidade e fluidez no desenvolvimento de aplicativos corporativos

Por Suzana Liskauskas

Na edição deste ano do SAP Sapphire, que aconteceu em Orlando entre 19 e 21 de maio, as sessões mais concorridas focaram na facilidade que a inteligência artificial (IA) generativa vem proporcionando aos desenvolvedores no ambiente SAP. Um dos destaques do evento em Orlando foram os investimentos da empresa para entregar facilidade e agilidade aos desenvolvedores que trabalham com a linguagem de programação desenvolvida pela SAP, Advanced Business Application Programming (ABAP).

“São muitas novidades em IA aplicadas ao trabalho de desenvolvedores e consultores, que estão transformando o jeito de desenvolver, estudar e codificar no ambiente SAP”, afirma Gustavo Segre, vice-presidente de Marketing da SAP Brasil e serão replicadas no SAP NOW AI Tour.

Antes da IA, Segre ressalta que o trabalho de desenvolvimento na linguagem SAP exigia muito investimento em tempo e preparação, agora o ambiente traz mais fluidez, possibilitando interação sobre códigos em português. “As equipes fazem perguntas sobre códigos e obtêm respostas que lhes permitem aplicar esses códigos com muita velocidade. Toda essa novidade vai trazer uma revolução na implementação do SAP”, afirma.

Um dos ganhos é a interação de dados que estão no ambiente SAP e camadas de dados que estão fora desse contexto. As informações chegam aos desenvolvedores mais atualizadas, conectando dados que não estão no ambiente SAP. Essa dinâmica entrega mais assertividade e confiabilidade na informação, aumentando o poder de decisão e facilidades para quem está desenvolvendo.

“Nossos parceiros estão consumindo tudo isso avidamente, porque conseguem atender um número maior de clientes com um custo menor. As implementações se tornam mais rápidas e baratas, e a linguagem é mais fácil, com diálogos em português. A SAP está muito bem posicionada e vive um momento especial”, afirma Segre.

As soluções apresentadas durante o SAP Sapphire 2025, que também estarão em exposição em São Paulo, mostraram as atualizações trazidas pelo pacote Joule para desenvolvedores. Esse pacote apresenta recursos de IA Gen incorporados aos ambientes de desenvolvimento SAP Build e ABAP. Os prompts se destacam pela linguagem simplificada que reduz o tempo gasto com tarefas repetitivas de codificação e depuração.

Com esse ganho, os desenvolvedores podem investir mais na arquitetura e no design das soluções. A ideia não é apenas permitir que os códigos sejam escritos de forma mais rápida, mas oferecer ferramentas para os desenvolvedores trabalharem com mais estratégia e inteligência já no ponto de partida.

Botão Voltar ao topo