SAP

SAP comemora 30 anos de Brasil atenta à humanização da tecnologia

SAP Now AI Tour, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto, em São Paulo, promete capturar atenção de cerca de três mil pessoas com experiências interativas desenvolvidas exclusivamente para a edição brasileira

Por Suzana Liskauskas

Durante 2025, a SAP está promovendo globalmente, uma experiência imersiva nas aplicações de Inteligência Artificial para o mundo dos negócios, com o SAP Now AI Tour. O encontro anual da SAP chega ao Brasil nos dias 19 e 20 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Este ano, o evento comemora sua 30ª edição, coincidindo com os 30 anos de atuação da empresa no Brasil, e reserva algumas atividades exclusivas.

Um dos destaques será a apresentação de Muhammad Alam, membro do Executive Board e responsável por Product & Engineering da SAP. O executivo, que é responsável globalmente por toda a estratégia de desenvolvimento de produtos da SAP, escolheu prestigiar o Brasil, entre as quatro edições do evento na América Latina, que já passou pelo México, pela Colômbia e chegará à Argentina no fim de agosto.

Gustavo Segre, vice-presidente de Marketing da SAP Brasil, diz que a presença de Alam é uma das singularidades da edição brasileira do evento. É a primeira vez também que Muhammad Alam visita o país. Após o evento, ele seguirá para São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, onde vai se reunir com as equipes do SAP Labs Latin.

Em São Paulo, Alam vai mostrar ao público como está sendo desenvolvido na prática um dos lançamentos anunciados no SAP Sapphire 2025, realizado em Orlando (EUA), entre 19 e 21 de maio. Trata-se de uma aplicação que já está em uso com atuação de agentes de inteligência artificial (IA) para aumentar o desempenho do time de C-Level na tomada de decisão no dia a dia dos negócios.

Segre diz que Alam e Stephan de Barse, presidente da Business Suite Organization da SAP, vão apresentar ao público do SAP Now AI Tour Brazil como esses agentes de IA agem atrelados a personas estratégicas nas empresas. Expert em pesquisa em dados, os agentes de IA auxiliam personas decisores nas empresas: Chief Human Resources Officer, diretor de recursos humanos; Chief Procurement Officer, executivo responsável pelas compras; Chief Operating Officer, ou diretor de operações; Chief Revenue Officer, executivo que coordena processos e equipes responsáveis pela geração de receita; e o Chief financial officer, diretor financeiro.

“Nas soluções de IA da SAP, essas pessoas dão as mãos, representadas por equipes de agentes de IA que vão fazer parte do trabalho de consulta de dados e trazer insights de negócios para tomar decisões mais rápidas. Todo esse processo tem como copiloto a Joule”, detalha Segre.

Apesar de ser um ambiente em que há inovações relacionadas à inteligência artificial por toda a parte, o SAP Now AI Tour Brazil não é um evento de tecnologia, mas de negócios, ressalta Segre. É o ambiente para trazer discussões palpáveis sobre o uso de aplicações para aprimorar o ambiente corporativo e o dia a dia das pessoas.

“Sempre buscamos trazer o lado humano, essa conexão de por que estamos falando de uma determinada tecnologia e como ela ajuda as empresas a rodarem melhor e a melhorar a vida das pessoas”, ressalta Segre.

As discussões que estarão nos palcos do evento prometem trazer questões latentes para o mundo dos negócios, sobretudo, porque 80% das 326 sessões da programação serão apresentadas por clientes SAP.  O público do evento poderá assistir a 181 clientes falando sobre seus casos de sucesso. Houve um aumento nesse número em relação à edição de 2024, quando 170 clientes apresentaram suas experiências.

Em mais de 90% dos casos, a IA estará presente de uma forma muito pragmática e transparente. Isso é uma evolução, na avaliação de Segre, quando comparado aos conteúdos do evento de 2024, que teve 15 casos de IA. O número de patrocinadores também denota a importância do SAP Now AI Tour Brazil, diante dos eventos da América Latina. No Brasil, serão 69 patrocinadores, enquanto no México foram 48.

“Teremos mais de 180 empresas em sessões diferentes, mostrando como esses clientes estão usando a tecnologia, e em 90% delas, há aplicações de IA. Não estamos mais na era de fazer prognósticos, estamos aplicando a IA de forma muito transparente dentro dos negócios”, destaca o vice-presidente de Marketing da SAP Brasil.

Uma das novidades que somente o público da edição brasileira do SAP Now AI Tour poderá experimentar é a área Learning Hub. Segre diz que será um ponto de descontração com gamificação, em que os visitantes vão testar seus conhecimentos sobre o universo SAP e tecnologia. Serão várias estações em que os participantes poderão acumular uma pontuação, que será apresentada ao fim da experiência.

“Esses 30 anos de evento coincidem com os 30 anos que a SAP também celebra no Brasil. Será uma grande celebração nesse sentido”, afirma Segre.

Botão Voltar ao topo