SAP: Dados são o DNA de uma empresa e IA assume a curadoria
A nuvem simplifica a forma de chegar aos clientes e tem sido um impulsionador dos negócios na diretoria de companhias em crescimento, afirmou ao CDCast, durante o SAP NOW 2024, o vice-presidente da área, Pietro Di Micio.
Segundo ele, empresas em crescimento – e para a SAP esse corte é de US$ 500 milhões, mas também há atuação junto as startups – querem eficiência financeira e organização empresarial. Os processos têm de ser comuns e pré-configurados para dar mais agilidade e eficiência.
“O dado é o DNA de qualquer empresa. Ele fala do passado, para quem tem, ou ajuda a projetar um futuro mais otimizado. E a Inteligência Artificial chega para fazer essa curadoria dos dados”, destaca Pietro Di Micio.
Para o executivo, o momento vivido globalmente pela inteligência artificial permite dizer que a tecnologia não é moda. “Mas para dar bons resultados é bom ter um alicerce. Aqui no Brasil, a discussão é que a IA não é usada para necessariamente substituir ou delegar um trabalho, mas para ser um gerador de insights para ajudar no trabalho. A IA busca os dados bem-feitos para se pensar ações novas e não pensadas antes”, adiciona.
Na prática, diz Pietro Di Micio, transformar a TI de executora em estratégia, um desejo de muitas companhias, passa pela nuvem porque ela habilita tempo para quem cuida da TI começar a pensar de forma mais estratégica. “Precisamos falar que as lideranças são pessoas. Elas vivem todo esse momento da TI”, ressalta.
A reforma fiscal que está por vir com a Reforma Tributária é considerada uma grande oportunidade para se repensar a infraestrutura existente e tomar a decisão de mudar. Assista a entrevista com o VP de companhias em crescimento, Pietro Di Micio.