SAP NOW 2024: Varejo investe no recommerce, na integração dos dados e no uso da IA
O SAP NOW 2024, que acontece nos dias 03 e 04 de setembro, em São Paulo, trará uma série de painéis e sessões com especialistas focados no varejo. Todas as discussões, de uma forma ou outra, devem passar por temas como previsibilidade, integração de dados ou uso da inteligência artificial para proporcionar experiências únicas aos clientes ou colocar em prática inovações que prometem mais eficiência ao setor.
Ellen Bremm, vice-presidente de Varejo da SAP Brasil, destaca que o evento focará nas principais tendências do setor – algumas já consolidadas, outras que vêm ganhando força nos últimos anos. “O cliente no centro das estratégias continua sendo desafio para os varejistas. A SAP olha para isso desde a concepção de suas soluções. Ao lado de organizações que já utilizam tecnologia SAP mostraremos como a maior integração de dados ajuda varejistas a alcançarem um olhar 360 graus do cliente”, afirma.
Em linha com essa busca pela melhor experiência para o cliente, especialistas também falarão sobre a chamada “Segment of One”, abordagem que busca proporcionar uma visão única para cada cliente através também da maior integração de dados e uso da inteligência artificial.
Outro assunto que deve atrair a atenção dos varejistas será a cadeia de suprimentos digital. “São cadeias que tendem a prever cada vez mais e melhor, sem desperdícios, a demanda do cliente para oferecer a ele o produto certo, no local certo e com o preço adequado”, explica Ellen.
A vice-presidente destaca o painel “Retail Anywhere”, que irá explorar a interconexão entre o desejo do consumidor de poder comprar em qualquer lugar e a qualquer momento e a demanda por simplicidade, transparência e fluidez.
A sessão mostrará como soluções como o Order Management Service (OMS) da SAP apoiam as empresas no desafio de lidar com a crescente complexidade e a mudança da demanda para crescer de forma inteligente. “O painel vai tratar as expectativas dos clientes e as estratégias de negócios potenciais para um crescimento sustentável, impulsionado por IA”, diz Ellen.
Ainda sobre sustentabilidade, tema que cresce em importância para os clientes do varejo – e que estará também no cerne das conversas durante o SAP NOW –, a vice-presidente fala da importância de soluções da SAP para desenvolver processos e implementar potenciais novos modelos de negócios.
É o caso do recommerce, atividade de comércio eletrônico focada na revenda e reutilização de produtos usados. Ellen explica que a SAP permite aos clientes desenvolverem soluções específicas sobre a sua plataforma, podendo facilmente integrá-las aos sistemas de gestão já utilizados.
Detalhes sobre o SAP S4/HANA, a IA Joule, que agora vem embarcada nos produtos para aumentar a produtividade dos clientes, e inovações nas soluções da companhia, como a integração de algoritmos para mais insights que permitam aos clientes analisar dados históricos, otimizar estoques, prever comportamentos ou redesenhar centros de distribuição, por exemplo, também serão discutidas durante o evento.
Casos de sucesso
Empresas como Dengo, que estará no palco ao lado de Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil, Swift, Drogaria Araujo, Leroy Merlin, RD (RaiaDrogasil), Natura e Cimed dividirão com a audiência os benefícios alcançados com migrações e implementações de soluções SAP.