Telecom

Telefónica muda comando na espanha. Sai Álvarez-Pallete. Entra Marc Murtra

Pallete estava no comando da operadora espanhola, dona da Vivo no Brasil, desde 2016.

A Telefónica, controladora da Telefônica Vivo no Brasil, anunciou nesta sábado, 18, uma mudança de comando global. José María Álvarez-Pallete deixou o cargo de presidente executivo da Telefónica, dona da Telefônica Vivo no Brasil, no sábado, 18 de janeiro. Em seu lugar, assumiu Marc Thomas Murtra Millar (Marc Murtra), contratado especialmente para a função (ele não integrava o quadro executivo da Telefónica até então, ao contrário das transições anteriores do grupo espanhol), com suporte do governo da Espanha.

A mudança de comando reflete a mudança na composição acionária da Telefónica, explica o fato relevante. O conselho da Telefónica agradeceu de forma unânime os serviços prestados por Álvarez-Pallete, que estava no cargo desde 2016.

A mudança de comando já era esperada desde que a Telefónica passou a viver alterações significativas na sua composição acionária, com a ampliação da presença de investidores sauditas (STG Group) e consequente ampliação da participação do governo Espanhol no capital da companhia. A escolha do novo presidente executivo, Marc Murtra, se deu justamente por indicação do governo espanhol, segundo a imprensa espanhola.

Murtra tem 52 anos e até então era presidente executivo da empresa de tecnologia Indra, além de conselheiro da Ebro Foods e da Turbo Propulsores. Engenheiro pela Escuela Técnica Superior de Ingenieros Industriales de Barcelona (ETSEIB) de la Universidad Politécnica de Cataluña Murtra , ele atuou como consultor na DiamondCluster, exerceu funções públicas no Governo da Espanha nas áreas de estratégia e transformação digital.

A mudança também vai ocorrer na GSMA, e às vésperas do Mobile World Congress 2025, que acontece em Barcelona, de 03 a 06 de março. A entidade já disse que “está trabalhando nas implicações, incluindo o processo de nomeação de um novo presidente do conselho”. E agradeceu ao executivo dizendo que ele “fundamental na liderança do engajamento em torno do Open Gateway na indústria e muito mais. Somos gratos por seu serviço”.


Botão Voltar ao topo