
Ao abrir o SECOP 2025, maior evento de gestão pública do País, que acontece em Brasília hoje e amanhã, Francisco Barbosa, presidente da ABEP-TIC, entidade que reúne as “prods”, conclamou o setor de TIC a se unir por um pacto federativo digital. “A transformação digital não é uma pauta setorial. É um projeto de país”, sustentou Barbosa, convocando União, estados, municípios e entidades de TICs a se unirem em torno do projeto Brasil Mais Digital.
Com o tema Transcendência, o SECOP 2025 é definido por Barbosa como um chamado à responsabilidade. “Transcender no serviço público é ir além dos ciclos orçamentários e das barreiras burocráticas.” Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o presidente da ABEP-TIC reforçou que não se conseguirá mudar o Brasil se as entidades voltadas às TICs continuarem atuando de forma isolada.
“O País tem potencial para ser diferenciado. Temos de parar de cada um puxar para o seu lado, de cada um querer ser melhor do que o outro. Nós temos de ter uma linha comum de desenvolvimento. O Brasil precisa propor, ele precisa vender, não pode ser apenas um comprador de tecnologia”, insistiu Barbosa. Ele contou que será divulgada ao final do evento, nesta quinta-feira, 7/8, a Carta de Brasília, com os compromissos da ABEP-TIC para um Brasil Mais Digital. Assista à entrevista com o presidente da ABEP-TIC e da ETICE, Francisco Barbosa.