Agora é oficial. Wilton Mota assume a presidência do Serpro
Com 39 anos dedicados à empresa, Wilton Mota respondia pela direção de Operações.

Agora é oficial. Alexandre Amorim foi destituído da presidência, depois de dois anos e oito meses. Wilton Itaiguara Gonçalves Mota é o novo comandante do Serpro. A nomeação ocorreu em reunião extraordinária do Conselho de Administração nesta terça-feira, 18 de novembro. De acordo com dados oficiais, pela segunda vez, em seis décadas, um empregado de carreira assume o cargo máximo da estatal. Wilton Mota também foi nome aprovado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Com 39 anos dedicados ao Serpro, Wilton Mota iniciou sua trajetória em 1986 e acumulou experiência em funções estratégicas nas áreas de infraestrutura tecnológica e operações, passando por cargos de superintendente, diretor e assessor da Diretoria Executiva.Estava como Diretor de Operações desde setembro de 2024.
“Meu compromisso na presidência é garantir que as bases que sustentam o Serpro e o nosso propósito como estatal sejam o norte da nossa atuação e do nosso negócio. Meu objetivo é que o Serpro sirva ao Estado brasileiro, sob as orientações do Governo do Brasil, garantindo soberania digital na prática e tecnologia que gere justiça social ao nosso país”, afirmou Wilton, em comunicado distribuído à imprensa.
Experiência e visão estratégica
Formado em Geografia, com especialização em Análise e Projetos de Sistemas e extensão em Redes de Computadores, Wilton participou de projetos relevantes para a modernização da infraestrutura corporativa, incluindo migrações de ambientes críticos, implantações de redes e aprimoramento dos mecanismos de governança e segurança da informação.
Nos últimos anos, sua atuação na Diretoria de Operações esteve associada à expansão dos centros de dados, ao fortalecimento das políticas de segurança e à preparação da empresa para novas demandas tecnológicas, como a Nuvem Soberana, ambiente estratégico que sustentará serviços digitais essenciais ao governo federal, entre eles a Reforma Tributária.
“Seguiremos trabalhando de forma integrada, com foco em alta disponibilidade, segurança, resiliência e inovação. O Serpro tem uma missão que só cresce, especialmente diante de desafios como a infraestrutura de nuvem para os dados públicos nacionais, o combate à fraude cibernética e a preparação para novas fronteiras tecnológicas. Vamos conduzir esse movimento com responsabilidade, estratégia e, principalmente, união”, destaca o novo presidente.





