AGU lida com 90 mil comunicações judiciais por dia no Sapiens
Apenas quatro órgãos estão, de fato, implementando a plataforma inteligente Sapiens, desenvolvida pela AGU nos seus sistemas, quando 51 órgãos celebraram o acordo de cooperação, lamenta o diretor de Inteligência Jurídica e Inovação da Advocacia Geral da União, Claudio Braga. Segundo ele, as razões para tão baixa adesão são: falta de dinheiro imposta pela restrição orçamentária e escassez de servidores capacitados. Braga participou do Desafios para a transformação digital da Advocacia Pública nacional, evento realizado pela AGU, em Brasília, com organização da Network Eventos.
“Apenas a Procuradoria do Estado do Rio Grande do Sul efetivamente interligou seus sistemas ao Sapiens, que recebe, por exemplo, 90 mil comunicações judiciais por dia, além dos nossos processos administrativos – são 37 mil por dia. Outros três órgãos estão finalizando, entre eles, o Correios”, conta Braga.
A ideia de levar o Sapiens para a nuvem – como antecipado aqui no Convergência Digital – tem muito a ver com a possibilidade de mais órgãos usando a plataforma inteligente. “Com a nuvem podemos chegar em procuradorias, em órgãos municipais com orçamentos restritos. E aqui a nossa IA, o Iagu, vai nos ajudar bastante”. Assista a entrevista com Claudio Braga, diretor de Inteligência Jurídica e Inovação da AGU.