
A Advocacia-Geral da União lançou edital para selecionar instituições públicas e privadas interessadas em desenvolver projetos de inovação tecnológica em parceria com o órgão. A iniciativa, conduzida pelo Laboratório de Inovação (Labori) da AGU, visa fomentar soluções em transformação digital, desenvolvimento de tecnologias, capacitação e pesquisa para modernizar os serviços jurídicos do governo.
O Edital de Chamamento nº 001/2025 não prevê repasse imediato de recursos, mas busca criar um banco de propostas qualificadas que poderão ser utilizadas pela AGU no futuro, conforme a demanda da instituição.
“Estamos abrindo um espaço estratégico para captar ideias que fortaleçam a AGU. Mesmo que uma proposta não seja aplicada agora, ela pode ser aproveitada mais adiante, de acordo com nossas necessidades”, afirmou Bruno Portela, coordenador do Labori.
O lançamento do edital coincide com a primeira fase da Caravana de Inovação, projeto da AGU que promove a cultura de inovação na advocacia pública. A etapa atual, realizada em Fortaleza (CE), segue até 9 de maio e já mobilizou mais de 150 procuradores estaduais e municipais em encontros virtuais com debates, apresentações e workshops.
Dessas discussões, sairão projetos que serão desenvolvidos por procuradores do Ceará com o apoio da AGU e das empresas selecionadas pelo edital. A expectativa é que as parcerias gerem soluções práticas para desafios jurídicos e administrativos do setor público.