Governo

Ainda há muito trabalho pela frente para digitalizar os serviços nos estados

Ainda há muito trabalho pela frente na digitalização dos serviços públicos nos estados, admite o presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), Flávio Rodrigues, que está à frente da Proderj, empresa de tecnologia do governo do Rio de Janeiro. 

Ele lembra que a transformação digital vai além da renovação mais que necessária da infraestrutura. Passa também pelo arcabouço legal, pela elaboração de decretos para normatizar as regras e, especialmente, na capacitação dos servidores.

“Há uma geração que não quer mais ser atendida presencialmente. Ela quer ter o serviço na palma na mão. Mas há outras que ainda requerem o atendimento do servidor. Nosso servidor tem de ser preparado, treinado para atender online. Sabemos que há diferenças nos estados, mas é o momento de todos se unirem”, reforça Rodrigues.

A transformação digital, aliás, é o tema da 50ª edição do SECOP – Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública de 2023, que acontece nos dias 24 e 25 de agosto, em Brasília. O tema escolhido esse ano é ‘Cidadania Digital: Digitalizar para Desburocratizar”. 

“Não é só digitalizar. É fazer o serviço público ficar mais acessível e eficiente para o cidadão. Não é levar a burocracia do presencial para o online. Por isso, o tema é tão relevante para nós, gestores, da digitalização nos estados”, antecipa Rodrigues.


O momento é o de buscar sinergias com o governo federal, que avançou muito com o GOVBR. “Temos de ajustar e aproveitar a experiência em compras públicas”, exemplifica Rodrigues. No Rio de Janeiro, o trabalho de digitalização está avançado. Dos cerca de 3,5 mil serviços disponíveis no Estado, a metade já foi digitalizado. A meta é ter 100% dos serviços digitalizados até o final do mandato do governador Claudio Castro, em 2026. 

SECOP 2023

O SECOP é reconhecido como o maior encontro de TIC para a gestão pública do Brasil. O seminário contará com palestrantes de renome nacional e internacional, incluindo nomes como Wesley Vaz, auditor chefe de Governança e Inovação do TCU; Silvio Meira, fundador e cientista-chefe da TDS Company; Luiz Fernando Lucas, especialista em Integridade, Governança e Compliance; Eduardo Ibrahim, autor de “Economia Exponencial”; Andre Sanches, especialista em Agilidade; e Ademir Piccoli, ativista de Inovação e autor.

Além dos palestrantes, o SECOP receberá autoridades governamentais e líderes de secretarias e entidades públicas de processamento de dados. Presenças confirmadas incluem Mauro Farias, Secretário de Transformação Digital do Rio de Janeiro; Danielle Calazans, Secretária de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul; Paola Arrunátegui, Chefa de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Brasil); e Lara Brainer, Diretora da Central de Compras Públicas do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Programação, insrições e mais informações em www.secop.org.br.

Botão Voltar ao topo