Alexandre Amorim confirma saída do Serpro
Depois de rumores no mercado, agora é oficial. Em carta encaminhada aos trabalhadores da estatal de TI, Alexandre Amorim se despede depois de dois anos e oito meses. Wilton Mota, diretor de Operações, é o nome mais cotado para assumir a presidência.

Depois de rumores e de muita disputa nos bastidores políticos, Alexandre Amorim deixa a presidência do Serpro após dois anos e oito meses. Ele será substituído pelo diretor de Operações, Wilton Mota, que tem o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Amorim encaminhou uma carta aos trabalhadores do Serpro. “Escrevo para compartilhar que estou encerrando minha jornada como Presidente do Serpro. Foram anos de intenso trabalho, aprendizado e conquistas que pude vivenciar ao lado de pessoas comprometidas, talentosas e profundamente dedicadas à missão pública que nos move”.
Na carta, Amorim ressalta que o Serpro é “sem dúvida, uma das instituições mais importantes do Estado brasileiro; não apenas por sua capacidade tecnológica, mas pelo valor humano que carrega em cada um e uma que o compõem. Juntos, enfrentamos desafios complexos e entregamos resultados que reforçaram o papel do Serpro como referência em inovação, transformação digital e soberania digital’.
Ele agradece aos trabalhadores e diz que ” o Serpro segue sua trajetória sólida, preparado para novos desafios e conquistas. Continuem acreditando no potencial transformador desta empresa e no propósito que nos une: servir ao Brasil por meio da tecnologia e da inovação a serviço do bem público. Com respeito, gratidão e carinho”.
O Convergência Digital publica a íntegra da carta de Alexandre Amorim.
Prezados e prezadas,
Escrevo para compartilhar que estou encerrando minha jornada como Presidente do Serpro.
Foram anos de intenso trabalho, aprendizado e conquistas que pude vivenciar ao lado de pessoas comprometidas, talentosas e profundamente dedicadas à missão pública que nos move.
O Serpro é, sem dúvida, uma das instituições mais importantes do Estado brasileiro; não apenas por sua capacidade tecnológica, mas pelo valor humano que carrega em cada um e uma que o compõem. Juntos, enfrentamos desafios complexos e entregamos resultados que reforçaram o papel do Serpro como referência em inovação, transformação digital e soberania digital.
Tivemos avanços significativos na modernização da empresa, no fortalecimento da governança, na ampliação das parcerias estratégicas e na consolidação de uma cultura voltada à excelência, inovação e colaboração.
Levo comigo a admiração e o orgulho por tudo o que construímos coletivamente. Agradeço de coração a cada empregado e empregada — dos escritórios às superintendências regionais, das áreas técnicas às administrativas — pelo compromisso, pela competência e pelo espírito público que sempre encontrei em cada encontro e diálogo.
O Serpro segue sua trajetória sólida, preparado para novos desafios e conquistas. Continuem acreditando no potencial transformador desta empresa e no propósito que nos une: servir ao Brasil por meio da tecnologia e da inovação a serviço do bem público. Com respeito, gratidão e carinho,
Alexandre Amorim
Presidente do Serpro





