Atrasos exigem mudanças no cronograma da TV Digital

Ao comemorar o sucesso de nova etapa da transição do país para a TV Digital, o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, também reconheceu que há algumas dificuldades de emissoras, especialmente em cidades do interior, em estarem preparadas para as transmissões digitais.

“Em Salvador e Fortaleza mais de 8 milhões de pessoas serão atendidas com o desligamento previsto para esta quarta. Serão 40 milhões de brasileiros já estão sendo beneficiados pelo sistema de televisão digital. É um projeto que vem dando certo. Mas é compreensível que no interior tenha mais dificuldades”, disse Kassab em entrevista neste 27/9. 

Nas regiões de Juazeiro do Norte e Sobral, no Ceará, as emissoras estão atrasadas e por isso os radiodifusores pediram ao grupo de implementação da digitalização, da qual fazem parte junto com teles móveis, governo e Anatel, que o desligamento analógico não aconteça por lá antes de fevereiro. Entre eles, porém, admite-se que esse problema também acontece em outras regiões, inclusive no interior paulista. 

Para Kassab, os ajustes são naturais. “São dificuldades esperadas que serão enfrentadas e superadas. Chegaram questões a nós, naturalmente, mas para isso existe o Gired. O programa é de grande dimensão e o Gired vai ajustando. É de se esperar que isso aconteça em outros lugares e os ajustes vão sendo feitos”, afirmou Kassab. Por enquanto, o desligamento foi feito nas regiões de Brasília, São Paulo, Goiânia e Recife. 


Botão Voltar ao topo