AWS dá US$ 1 bilhão de desconto ao governo para estar em plano nacional de IA de Trump
Empresa seguiu o mesmo caminho das suas rivais OpenAI, Antrhopric e Google e reduziu de forma significativa o custo dos serviços em nuvem à Administração de Serviços Gerais dos Estados Unidos.

A AWS vai conceder às agências governamentais dos EUA até US$ 1 bilhão em descontos para serviços em nuvem, suporte à modernização e treinamento até o final de 2028. O acordo com a Administração de Serviços Gerais dos EUA (GSA) tem como objetivo acelerar a transformação de TI em todas as agências federais e impulsionar a inovação em Inteligência Artificial.
“O acordo entre a GSA e a AWS visa reduzir o custo das despesas federais com TI, economizar o dinheiro dos contribuintes, impulsionar a inovação e a agilidade em novos serviços governamentais e garantir a liderança contínua dos Estados Unidos em IA”, afirmou a GSA. A AWS está oferecendo créditos para infraestrutura, aplicativos e treinamento para aprimorar as capacidades das agências.
“Por meio desta parceria única, o governo federal está pronto para cumprir o Plano de Ação de IA do Presidente Trump e solidificar sua posição como líder global em IA”, disse o comissário do serviço de aquisição federal, Josh Gruenbaum. Os termos financeiros do contrato não estavam disponíveis. No início desta semana, a GSA também fechou acordos relacionados à IA com a OpenAI, Anthropic e Google.