Governo

AWS investe R$ 16 bilhões em serviço de nuvem soberana na Europa

Com receio de perder os clientes europeus, a provedora decidiu ter um ambiente de nuvem totalmente independente dos EUA e localizado integralmente na União Europeia.

A AWS lançou um novo serviço de nuvem soberana com sede na Europa para mitigar as preocupações com a segurança de dados em todo o continente. A nuvem soberana da AWS é um ambiente totalmente independente, localizado inteiramente dentro da União Europeia (UE). De acordo com a provedora, a nuvem soberana foi projetada para atender aos rigorosos requisitos de soberania digital, residência de dados e conformidade dos governos europeus e das indústrias regulamentadas.

A AWS informou que os data centers de nuvem europeus são legalmente separados de suas operações nos EUA e contam com equipes compostas inteiramente por funcionários baseados na UE. Diz ainda que todos os dados dos clientes, incluindo faturamento e configurações, permanecem inteiramente dentro da região. Mais de 90 serviços da AWS, incluindo IA, computação, armazenamento, redes e segurança, estarão disponíveis.

O primeiro data center da empresa de nuvem já está em operação em Brandemburgo, Alemanha, com instalações adicionais planejadas para Bélgica, Holanda e Portugal. A AWS European Sovereign Cloud conta com um investimento de € 7,8 bilhões.

Botão Voltar ao topo