GovernoInternet

Bahia quer ter cabo submarino para expandir conectividade

Diretor-executivo da Prod do estado, José Muniz Rebouças, admite que IA está fora das prioridades no momento.

A Bahia quer atrair um cabo submarino para ampliar a conectividade do Estado, revela o diretor-executivo da Prodeb, a empresa de informática da Bahia, José Muniz Rebouças. “Não é justo ter todos os cabos submarinos chegando em Fortaleza, no Ceará. Nosso estado é enorme. Precisamos”, diz.

À CDTV, do portal Convergência Digital, durante o IA Gov Fórum SP- ABEP-TIC, organizado pela Network Eventos, em São Paulo, Rebouças foi incisivo a dizer que, neste momento, a Inteligência Artificial não é uma prioridade. “Ninguém sabe onde a IA vai chegar. Nós lidamos com dados muito sensíveis. Usar IA apenas em ambiente controlado”, pontua.

Rebouças conta ainda que a missão da Prodeb é prestar serviços ao cidadão e prover infraestrutura ao governo da Bahia. Segundo o executivo, o portal de serviços ao cidadão já conta com mais de 500 serviços digitalizados e têm uma forte adesão do cidadão. “Temos 5,7 milhões de pessoas cadastradas e uma média de 15 milhões de consultas no ano. A população comprou a ideia dos serviços digitais”, relata.

Com relação à conectividade, Rebouças disse que na capital e na região metropolitana de Salvador, a Prodeb possui uma rede óptica de cerca de 1000 km. Mas no interior, a estratégia foi a de contratar infraestrutura dos provedores regionais. Assista a íntegra da entrevista com José Muniz Rebouças.


Botão Voltar ao topo