Banco do Brasil testa Open Banking para ampliar a força do digital

O Banco do Brasil está apostando no Open Banking para aumentar sua presença digital. A instituição tem  uma plataforma de Open Banking para desenvolvedores funcionando em modelo de experimentação. Durante o Ciab 2018, realizado nesta semana em São Paulo, Carlos Rudnei Dutz, gerente-executivo na Diretoria de Negócios Digitais do Banco do Brasil, explicou que o banco tem área de sandbox para APIs serem testadas pelos parceiros.

Segundo ele, as APIs são 100% RESTful e estão focadas em quatro categorias: statements, transacionais, negócios e inteligência. A documentação disponível é bilíngue.“A ideia de ter plataforma Open Banking é ampliar a força digital do banco”, disse, reiterando que foi esta a razão por trás de colocar APIs à disposição de desenvolvedores.  

Rudnei Dutz destacou que as startups são mais ágis e podem  criar melhores experiências, fazendo diferença no time to market. “Buscamos relacionamento de parceria com startups, principalmente aquelas que têm P&D.” Ao comentar a questão da segurança, o gerente-executivo informou que para usar a plataforma há um contrato de API que coloca corresponsabilidades para tratar informações, além de ter o termo de consentimento do usuário e usar protocolo de autenticação.  Assista à entrevista com o gerente-executivo Carlos Rudnei Dutz.


Botão Voltar ao topo