Banrisul planeja uma plataforma digital independente
O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) completa, em 2018, 90 anos de atuação, com foco cada vez maior em seu processo de transformação digital. A instituição criou uma unidade de transformação digital que, atuando dentro da área de Tecnologia da Informação, tem a missão de acelerar as iniciativas de digitalização do banco.
O diretor geral de TI do Banrisul, Jorge Krug, lembra que a nova unidade conta com uma gerência técnica e uma gerência de negócios que devem trabalhar em conjunto na identificação das demandas. “Também criamos um comitê de priorização, que vai registrar e garantir a realização das atividades previstas”, revela.
As iniciativas devem acelerar ainda mais a jornada digital do banco, que vem se traduzindo em serviços como a oferta do novo mobile bank da instituição, agora chamado Banrisul Digital. “Esta nova plataforma trouxe o cartão físico para dentro do modelo digital e serviços como o Banri Saque, que permite sacar dinheiro no caixa eletrônico sem o uso do cartão físico e o Vero Pay, que gera um cartão que pode ser utilizado na rede de adquirência”, diz.
Mas Krug afirma que ainda há muito o que fazer e diversos desafios adicionais por conta de se tratar de um banco público. “Há amarras para a inovação, não conseguimos contratar com facilidade e os processos de aquisição são burocráticos. É preciso implementar uma cultura de inovação”, afirma.
Para isso, há dois anos o Banrisul vem implementado um programa, criado em parceria com a consultoria McKinsey, que estabeleceu sua jornada de transformação. “Decidimos deixar o modelo omnichannel, estamos caminhando para uma jornada fim-a-fim e, no futuro, deveremos contar com uma plataforma digital separada”, afirma, lembrando que essa transformação será o primeiro passo para o oferecimento de respostas efetivas para a experiência dos clientes.