GovernoMercado

BNDES: Brasil perdeu relevância na indústria e precisa correr para a retomada

O BNDES é hoje o principal orquestrador das linhas de financiamento disponíveis no País para a modernização da indústria baseada no uso de tecnologia e inovação. Em entrevista à CDTV, do Convergência Digital, o superintendente de desenvolvimento produtivo e inovação da instituição, João Paulo Gordon, detalhou como estas linhas estão divididas e, principalmente, como podem ser acessadas.

Segundo o executivo, o País vem perdendo relevância industrial e complexidade, com o tecido industrial local ficando cada vez mais simples. “O programa Nova Indústria Brasil vem tentando reverter esse processo, mas com uma nova base, por isso o nome neoindustrialização”, explica. Este esforço está baseado em novos pilares, como inovação, digitalização, sustentabilidade, globalização e competitividade.

“É em cima destes pilares que todas as entidades de fomento, como o BNDES, estão organizando suas linhas de financiamento”, explica. Ele lembra que um dos objetivos do plano é organizar as diferentes linhas de financiamento e coordenar as ações, garantindo perenidade e homogeneidade para as empresas.

Botão Voltar ao topo