CA: bancos vão disputar o dinheiro do correntista com novos atores

A abertura cada vez maior das APIs estabelece que os bancos não serão mais os únicos responsáveis por cuidar do dinheiro dos usuários, sinalizou o diretor de Cibersegurança e API na CA Technologies para a América Latina, Julio Carvalho. Segundo ele, o Open Banking é uma grande oportunidade, mas representa um desafio enorme para as instituições financeiras por conta da imposição de extrair os dados do legado para exposição nos canais digitais.

“Tenho a convicção de que novos players, entre eles, os gigantes da tecnologia, vão entrar no negócio financeiro, muito em função da habilidade deles de atuarem com a experiência dos clientes”, observou Carvalho. No Ciab 2018, a CA Technologies trouxe a plataforma CA Digital, que já incorpora essa visão. A iniciativa não é exclusiva para os bancos, mas voltada para qualquer empresa que faça uma transação financeira.

Dados da Mckinsey mostram que as finanças digitais têm o potencial de atingir mais de 1,6 bilhão de novos clientes de varejo em mercados emergentes e obter um aumento de faturamento de até US$ 4,2 trilhões para as companhias do setor. Em entrevista à CDTV, do Convergência Digital, Julio Carvalho falou também do momento do blockchain no Brasil. Assista.


Botão Voltar ao topo