Carteira de motorista terá versão eletrônica pelo smartphone
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a validade da versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação, em medida que começa a vigorar a partir de fevereiro de 2018. Ou seja, os motoristas poderão apresentar a CNH em formato digital, armazenado em smartphones.
“Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Com isso, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito à multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, afirmou o ministro das Cidades, Bruno Araújo, ao anunciar a decisão.
Significa que a partir de 2018, os motoristas poderão apresentar o documento, que é de porte obrigatório, em formato digital, que poderá ser comprovado pela assinatura com certificado digital do emissor ou com a leitura do QRCode. Já os agentes de trânsito poderão consultar os dados dos documentos por meio de um aplicativo de celular, que está em fase de testes, que fará a leitura do QRCode, como já é realizado com a CNH impressa.
Segundo o Ministério das Cidades, os interessados vão fazer um cadastro no Portal de Serviço do Denatran. Será enviado um link para o email informado e, em seguida, deve ser realizado o login pelo aparelho que deseja ter sua CNH digital. No primeiro acesso será preciso criar um PIN. A carteira tradicional, em papel, continuará a ser emitida.