
O Serpro e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançaram a Carteira Sougov, uma nova solução digital integrada ao aplicativo Sougov.br. O ambiente foi desenvolvido para facilitar o acesso, organização e compartilhamento de documentos funcionais dos cerca de 1,3 milhão de servidores públicos federais, incluindo ativos, aposentados e pensionistas.
Nesta primeira fase, já é possível armazenar e visualizar, de forma centralizada, documentos como a declaração de Aposentadoria e a Declaração de Fundamento Legal da Aposentadoria, além de quaisquer outros documentos em PDF que já possuam essa opção de inclusão na Carteira no Sougov, tais como currículos, contracheques, comprovantes de rendimentos, entre outros. Com a Carteira SouGov, o servidor pode reunir esses documentos em um único local, facilitando a consulta e permitindo o compartilhamento direto pelo aplicativo.
“Temos a previsão de incluir outras funcionalidades na Carteira, como busca inteligente de documentos, assistente virtual com IA e integração com a Pasta Funcional Digital, um ambiente que reúne os documentos pessoais presentes no assentamento funcional dos servidores públicos”, explica Lindomar Oliveira Júnior, gerente de Negócios em Gestão de Pessoas do Serpro.
Segundo ele, a próxima versão da carteira trará também um serviço de autenticação de documentos utilizando o Serpro VIO, um aplicativo que permite validar QR Codes gerados em documentos oficiais pelos sistemas da empresa pública, reforçando ainda mais a segurança e a confiabilidade das informações.