Governo

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com relógio atômico de césio em data center

O equipamento oferece precisão superior à fornecida pelo GPS e funciona de forma totalmente independente de satélites estrangeiros, garantindo maior segurança e soberania às transações financeiras, comerciais, blockchain, redes 5G e sistemas críticos.

O Observatório Nacional (ON), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, iniciou nesta segunda-feira (1) a instalação de uma referência primária de tempo baseada em relógio atômico de césio no datacenter da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). O Ceará foi escolhido porque o datacenter da Etice é o segundo maior ponto de troca de tráfego de dados do Brasil, atrás apenas de outro existente em São Paulo, informou Hugo Figueirêdo, presidente da Etice.

Com o funcionamento do relógio de césio, aquela expressão “precisão britânica” que se refere à exatidão do cumprimento do horário, poderá ser substituída por “precisão cearense”, uma vez que o relógio de césio transmitirá a todas as redes da Internet no Ceará a hora certa que vemos nos computadores e dispositivos móveis conectados à web. A iniciativa se dá em parceria da Etice com o ON e com o IX.br (Brasil Internet Exchange), representado por Antonio Moreiras, projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A instalação será concluída até quinta-feira, informou o chefe da Divisão de Serviços da Hora Legal Brasileira (do ON), Ricardo José de Carvalho, que trouxe os equipamentos e iniciou a montagem acompanhado do técnico especializado do ON, Paulo Guerra, acompanhado por Ícaro Assis, responsável pelo datacenter da Etice. O Ceará é o primeiro estado do Nordeste com a implantação do serviço. “Esta é mais uma etapa concreta de fortalecimento da infraestrutura digital crítica brasileira, reduzindo vulnerabilidades externas e aumentando a competitividade do ecossistema nacional de internet”, afirmou o presidente da Etice, Hugo Figueirêdo.

O equipamento oferece precisão superior à fornecida pelo GPS e funciona de forma totalmente independente de satélites estrangeiros, garantindo maior segurança e soberania às transações financeiras, comerciais, blockchain, redes 5G e sistemas críticos que operam no Ceará e na Região Nordeste. O serviço será disponibilizado gratuitamente a todas as redes conectadas ao IX.br Fortaleza por meio dos endereços ntp.ce.ix.br (em breve no ar) e permanecerá redundante com os demais pontos do NTP.br.

Com essa instalação, o Ceará passa a ter a hora legal brasileira gerada com precisão metrológica de laboratório nacional, com erro inferior a 1 nanossegundo por dia. Isso significa mais confiabilidade para bancos, bolsas, certificação digital, operadoras de telecom e todos os serviços que exigem carimbo de tempo auditável e resistente a ataques ou falhas de GNSS.


A iniciativa faz parte do Projeto Tempo Brasil, pelo qual o ON e o NIC.br planejam cobrir os principais datacenters regionais, colocando o Brasil entre os poucos países com rede nacional de tempo soberana e de nível primário.

Botão Voltar ao topo