Central de Compras terá função estratégica no Ministério da Gestão
Com a presença da ex-presidente do Brasil, Dilma Roussef, da recém-nomeada secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, e da presidente do PT, Gleise Hoffmann, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, tomou posse no cargo nesta terça-feira, 02/01. “Vamos buscar excelência na missão de unir gestão à inovação. Queremos ampliar a eficiência na gestão do governo federal”, atestou a ministra.
A secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, afirmou que a criação do ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos revela a importância dada pelo presidente Lula à administração pública. “Quem defende o Estado como indutor da economia e como provedor de direitos sociais do cidadão sabe que é fundamental que o Estado funcione bem. E essa é a missão da Esther. Fazer o Estado funcionar direito”, sustentou.
Esther Dweck apresentou a sua secretária-executiva: Cristiana Mori, Kiki Mori, que volta ao governo federal e a área econômica, já que atuou no Planejamento no governo Dilma Rousseff. As demais nomeações serão feitas na próxima semana.
No seu discurso, a ministra da Gestão enfatizou a relevância da Central de Compras Públicas, que terá, agora, um papel ainda mais estratégico com participação na elaboração de política industrial e da inovação tecnológica. O Convergência Digital apurou que Lara Brainer continuará à frente do cargo na nova gestão. Renato Fenili, que estava à frente da secretaria de Gestão e Logística, e Fernando Mitkiewicz, da Secretaria de Governo Digital, deixam o governo.
Esther Dweck anunciou ainda a criação de uma secretaria extraordinária de transformação do Estado, que terá a missão de atuar em parceria com todas as secretarias para elaborar e pensar uma transformação permanente do Estado. A nova ministra ressaltou estar pronta para ajudar os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, para aurgência de ses repensar o arcabouço fiscal do Brasil.
Ao fechar a cerimônia, a ex-presidente Dilma Rousseff, exaltou o fato de Esther Dweck saber construir relações políticas, técnicas e de amizade na sua atuação governamental. “Nós não somos um governo qualquer. Nós somos um governo que sabe governar o Brasil. Nós temos esse conhecimento. Governar um país é altamente complexo. As mulheres sempre tiveram um grande papel. Eu tenho um imenso respeito intelectual, político e de gestão pela Esther”, completou.