Governo

Cidade do Piauí é a primeira do Brasil a ter 100% da população com a nova carteira de identidade

Novo Santo Antônio emitiu 2.886 carteiras para todos os habitantes. Estado é também o campeão nacional de emissões da CIN.

O município de Novo Santo Antônio (PI) entrou para a história ao se tornar a primeira cidade brasileira com 100% da população documentada com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Foram emitidas 2.886 carteiras para todos os habitantes, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 16/9, pelo Ministério da Gestão.

A CIN já está nas mãos de mais de 33,5 milhões de brasileiros, mas Novo Santo Antônio é a primeira cidade a atingir cobertura total. Um dos destaques do processo foi a emissão do documento para crianças de 0 a 12 anos, que representaram 18,2% do total.

“Esta é uma marca histórica. Temos de celebrar que um município brasileiro já emitiu a CIN para todos os seus habitantes. Registro meus parabéns ao governo do Piauí. Desde nossa chegada ao governo, estamos trabalhando em conjunto com os estados para ampliar a expedição da nova carteira. Com a CIN, vamos resolver um problema de identificação que assola o Brasil há décadas”, festejou o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.

O Piauí também se destaca no cenário nacional: lidera a emissão da CIN em termos proporcionais, com 40% da população do estado já documentada. Para o superintendente de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenha, o resultado reflete um compromisso com inclusão e modernização.

“Mais do que entregar documentos, estamos garantindo direitos e fortalecendo a cidadania. O Piauí mostra, mais uma vez, que está na vanguarda da modernização do serviço público, oferecendo à população mais segurança, praticidade e inclusão”, afirmou.


A nova carteira unifica o número do Registro Geral (RG) ao CPF e traz recursos de segurança aprimorados, com o objetivo de reduzir fraudes e facilitar a identificação dos cidadãos em todo o país.

Botão Voltar ao topo