Cientistas de dados: muito prazer, vocês são os profissionais do futuro

As profissões do futuro muito provavelmente serão aquelas associadas a manipulação ou gestão e análise dos dados, à criação de algoritmos, que vão originar os chamados cientistas de dados. Mas em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante a 15ª Rio Info, o professor da FGV/Direito e coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade, Pablo Cerdeira, diz que as novas funções não chegam para ‘matar’ todas as demais.

“Fica claro que algumas profissões vão desaparecer. Vivemos na era da evolução tecnológica, mas ainda temos ascensoristas. Há que se imaginar que cada vez mais se demandarão profissionais com diferentes skills, ou perfil multidisciplinar, mas sempre será necessário o especialista”, frisou. Cerdeira observou ainda que a FGV Direito vem estimulando a dupla graduação para que os alunos conciliem o curso de direito com o de matemática ou economia para ampliar a visão e estimular novas habilidades mentais.

Da mesma forma, pontuou o especialista, é salutar trazer para o quadro de professores, profissionais do mercado capacitados para agregarem valor em inovação e criatividade. “Esse professor não pode ter formação exclusivamente acadêmica”, diz. Cerdeira diz que esse movimento implica mudança no modelo educacional. Assistam a entrevista.


Botão Voltar ao topo