Governo

Claro Empresas lança API de validação de identidade integrada ao Open Gateway

A KYC Open Gateway verifica as informações do cliente e confirma se elas setão corretas ou não para fins antifraude.

A Claro Empresas disponibilizou em seu portfólio de segurança digital a API de Know Your Costumer (KYC), parte da iniciativa Open Gateway no Brasil. A solução tem como finalidade a prevenção de fraudes e validação cadastral, auxiliando as empresas a terem processos mais seguros com dados confiáveis e de forma rápida.

A KYC Open Gateway resolve um dos grandes problemas da atualidade, que é a validação de identidade dos consumidores. Com a solução, é possível verificar informações como nome completo, CPF, data de nascimento, número de telefone e endereço e e-mail. A partir da base de clientes da operadora, o KYC do Open Gateway compara as informações fornecidas pelo usuário e faz a confirmação se estão corretas ou não, para fins antifraude, sempre em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

“Este lançamento representa um avanço significativo no mercado de antifraude, oferecendo segurança e agilidade. Com o KYC integrando nosso portfólio, expandimos ainda mais nossa capacidade de fornecer soluções completas e robustas, solidificando nossa posição como um parceiro estratégico essencial na proteção contra fraudes em um cenário cada vez mais desafiador”, afirma Carlos Araújo, diretor executivo de novos negócios da Claro.

Entre os parceiros com maior potencial de utilização estão instituições financeiras, como bancos, fintechs e empresas de varejo. “Com a API de KYC do Open Gateway entregamos ao mercado uma solução moderna, segura e fácil de integrar, que resolve um problema real: validar identidade com agilidade e confiabilidade. É mais do que tecnologia — é um novo padrão para o onboarding digital no Brasil”, afirma Ageu Dantas, head de Data Analytics da Claro.

O Open Gateway, iniciativa global liderada pela GSMA, é uma estrutura comum entre diversas operadoras, que transforma as redes de telecomunicações em plataformas padronizadas e abertas a desenvolvedores. Isso é possível graças às APIs (Application Programming Interfaces), que, de forma segura, atuam como portões (gateways) de acesso às funcionalidades das redes móveis das empresas.


A padronização permite a criação de aplicações e serviços que conversem entre si e sejam compatíveis com todos os dispositivos, alcançando qualquer cliente, independentemente da operadora à qual esteja vinculado. “O Brasil é um dos primeiros países a desenvolver e lançar soluções para integração de serviços, e atualmente o Open Gateway já contempla três APIs: SIM SWAP, Number Verification e Device Location, já em operação e disponíveis pela Claro empresas”, finaliza Dantas.

Botão Voltar ao topo