Cloudflare volta a falhar e sites e serviços são afetados no mundo
A falha aconteceu em uma manutenção do data center em Detroit, nos Estados Unidos. Os serviços estão sendo retomados, mas a CloudFlare admite que usuários podem sentir a lentidão no acesso à Internet. Esta é a segunda falha consecutiva na companhia em poucos dias.

A Cloudflare voltou a ter problemas nesta sexta-feira, 5/12, com uma instabilidade que tirou do ar sites e serviços gigantes como LinkedIn, Substack e Fortnite. Foi mais um episódio no qual uma falha de infraestrutura num ponto central da rede se espalha pela internet inteira, afetando milhões de usuários em questão de minutos. A própria empresa confirmou estar enfrentando uma “degradação interna de serviços”. A primeira falha foi no dia 18 de novembro.
As reclamações começaram logo cedo quando vários usuários relataram ter encontrado a mensagem “500 erro interno do servidor” em diversas páginas da web. Entre os sites afetados estava o próprio DownDetector, a plataforma amplamente utilizada que monitora e relata interrupções de serviços globais.
Os serviços de internet estão se estabilizando gradualmente após a degradação generalizada dos serviços da Cloudflare, com diversas plataformas importantes de produtividade e redes sociais, incluindo Canva, LinkedIn, Quillbot e Groww, já restauradas. O DownDetector também voltou a funcionar, permitindo que os usuários monitorem as interrupções novamente.
Status da interrupção da Cloudflare
De acordo com a página de status da Cloudflare, a última atualização informou que uma manutenção programada está em andamento no data center DTW (Detroit) das 09:00 às 13:00 UTC.
Durante esse período, o tráfego está sendo redirecionado, o que pode causar aumento de latência para os usuários na região afetada. A Cloudflare também alertou os clientes de PNI/CNI para que esperem o uso de rotas alternativas em caso de falha, já que algumas interfaces de rede no data center de Detroit podem ficar temporariamente indisponíveis. Atualizações serão divulgadas conforme o andamento da manutenção.





