Governo

Com IA, governo libera gigantes globais de TI nas compras públicas

O governo apresentou durante o Futurecom 2019 novas ferramentas de tecnologia e Inteligência Artificial para facilitar a participação em pregões e também o trabalho dos pregoeiros. Entre elas, fica aberta a possibilidade de fornecedores internacionais participarem diretamente das licitações. 

“O fornecedor estrangeiro tinha que ter representante credenciado no Brasil no momento da licitação, o que inibia algumas empresas de participar. Agora essa exigência vai ser só no momento da assinatura do contrato. E estamos tirando do Sicaf, o cadastro de fornecedores, a exigência de um CNPJ associado”, disse o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert. 

A medida tem repercussões diretas no mercado governamental de produtos e serviços de Tecnologia da Informação. “A TI possui fornecedores que são grandes players internacionais e muitos deles operam hoje nas licitações por meio de seus representantes. Com as mudanças, a gente abre possibilidades. [O fornecedor estrangeiro] vai poder continuar participando por meio de representantes no Brasil, mas se a matriz quiser participar diretamente vai ter mais mecanismos para fazer isso.”


Botão Voltar ao topo