
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou, entre 2024 e 2025, R$ 556,8 milhões em crédito voltados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas de alto impacto. Os financiamentos, inseridos no programa BNDES Mais Inovação, resultaram na criação de mais de 2 mil empregos qualificados em áreas como pesquisa e desenvolvimento, ciência de dados, arquitetura de sistemas e desenvolvimento de software.
Lançado em 2023, o programa apoia projetos que buscam acelerar a transformação digital da economia brasileira. As iniciativas contemplam tecnologias emergentes como inteligência artificial, computação em nuvem, automação, big data, arquitetura de microserviços e plataformas de software como serviço (SaaS).
Segundo o presidente do banco, Aloizio Mercadante, os investimentos fazem parte da política Nova Indústria Brasil, do governo federal. “A digitalização e a adoção de tecnologias de ponta permitem que empresas de todos os portes aumentem a produtividade e a competitividade ao modernizar práticas de gestão. O acesso à transformação digital, sobretudo por micro, pequenas e médias empresas, é também uma política de inclusão produtiva”, afirmou.