Governo

Concurso Unificado: Termina hoje prazo para a manifestação de interesse por lista de espera

Governo garante que não haverá mais prorrogação. Confirmação é feita pelo site ou app SOUGOV.BR.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) alerta que esta terça-feira, 23 de setembro, é o último dia para que as pessoas aprovadas em lista de espera na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) realizem a manifestação de interesse nos cargos para os quais foram habilitadas. O procedimento é gratuito, obrigatório e deve ser feito exclusivamente pelo site ou aplicativo SOUGOV.BR (sougov.sigepe.gov.br/sougov), mediante login com conta GOV.BR em nível Prata ou Ouro. Não haverá nova prorrogação do prazo.

A manifestação de interesse é condição indispensável para permanecer nas listas de espera e possibilitar a futura convocação de pessoas aprovadas. Mesmo aquelas que não desejam assumir algum cargo precisam se registrar. As pessoas que estão em dúvida também devem manifestar interesse em continuar, pois não haverá possibilidade de fazer isso depois do prazo.

De acordo com o Edital Específico nº 3, a etapa busca identificar, de forma clara, quem realmente deseja seguir concorrendo às vagas ofertadas. Com isso, os órgãos públicos federais podem planejar melhor as nomeações e evitar convocações desnecessárias.

A primeira edição do CPNU foi lançado em 2024 e marcou uma inovação no ingresso ao serviço público federal ao unificar diversos certames em um único processo seletivo, com provas aplicadas simultaneamente em todo o país.

Como realizar a manifestação de interesse


Acesse o site ou aplicativo SOUGOV.BR (sougov.sigepe.gov.br/sougov);

Entre com sua conta GOV.BR em nível Prata ou Ouro;

Localize a opção referente à manifestação de interesse no CPNU 1;

Registre se deseja continuar concorrendo ou não prosseguir nas listas.

O prazo encerra-se às 23h59 desta terça-feira (23/9), horário de Brasília. Após este horário, o sistema será fechado e não haverá possibilidade de registro.

Botão Voltar ao topo