GovernoInovaçãoSegurança

Contra novas invasões, Serpro reforça uso da IA comportamental

SIAFI-IA está no Tesouro e em implantação gradual aos demais usuários do sistema.

O Serpro anunciou a implantação de uma nova camada de proteção ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), o sistema de pagamentos do governo federal, que usa Inteligência Artificial para identificar e prevenir atividades suspeitas antes que causem impacto na gestão da Conta Única do Tesouro Nacional. Batizada de Siafi-IA, a solução é a primeira aplicação de defesa baseada em modelos avançados de IA e análise comportamental integrada diretamente ao ambiente do sistema.

Projetado pelo Serpro, o Siafi-IA reúne mais de 15 modelos de inteligência artificial que atuam de forma conjunta no monitoramento dos padrões de uso dos operadores durante as transações de pagamento. A ferramenta, já implantada para apoiar as operações do Tesouro Nacional, detecta desvios relevantes em relação ao comportamento esperado e dispara alertas automáticos às unidades pagadoras sempre que há indícios de irregularidades. Com isso, permite a atuação humana antecipada e reforça o combate a fraudes e ao uso indevido de credenciais.

Segundo o Serpro, o Siafi-IA emprega técnicas de análise comportamental usadas no enfrentamento às modalidades mais complexas de fraude, especialmente quando credenciais legítimas são capturadas ou exploradas indevidamente. A solução teve origem em uma prova de conceito realizada em 2024, que apresentou elevada capacidade preditiva em cenários reais de uso.

Em abril daquele ano o Siafi sofreu invasões e desvios estimados em R$ 15 milhões a partir do uso de credenciais, em tentativas que somavam R$ 50 milhões. Três meses depois, duas pessoas foram presas pela Polícia Federal.

De acordo com a estatal de TI, atualmente, o Siafi-IA está em fase de implantação gradual junto a clientes estratégicos e opera em modo batch, analisando os pagamentos realizados no dia anterior. A partir de 2026, a solução deverá ser expandida para todos os clientes do Siafi, ampliando a cobertura de proteção sobre as operações financeiras da administração pública.


Em paralelo, Serpro e Tesouro Nacional trabalham na evolução do módulo para funcionamento em tempo real. A expectativa é que, nessa próxima etapa, a análise das transações e eventuais intervenções ocorram no exato momento da execução do pagamento, elevando ainda mais o nível de segurança do principal sistema financeiro do governo federal.

Botão Voltar ao topo