Copa e eleições vão adiar cronograma da TV Digital
Por conta da Copa do Mundo e das eleições, o grupo que reúne governo, Anatel, operadoras e emissoras de televisão já se prepara para adiar as etapas que faltam do cronograma de desligamento dos sinais analógicos de TV. Segundo o presidente do grupo e da agência, Juarez Quadros, a estratégia visa evitar maiores turbulências no processo.
“Temos um desligamento agora no próximo dia 30 de maio em Belém, Manaus, Teresina, João Pessoa, Maceió e Aracaju. Se não der os 90% na pesquisa do Ibope, não dá para desligar em plena Copa do Mundo”, afirmou Quadros nesta quarta, 23/5, durante participação no Painel Telebrasil 2018, em Brasília.
Na próxima semana o grupo que coordena a transição digital receberá novos números do Ibope sobre o grau de preparação dos domicílios. A meta estipulada é para autorização do desligamento dos sinais analógicos apenas se pelo menos 90% dos lares estão aptos a ficar sem eles e receber somente os sinais digitais.
Por conta desses resultados, quando a pesquisa beira o percentual desejado a solução tem sido autorizar o desligamento, mas prolongando esse processo. “Às vezes temos retardado o desligamento em duas, três ou quatro semanas. Declaramos que pode desligar, mas termina mesmo o desligamento em determinado dia. Então essa data limite, a critério das emissoras, ficaria para depois da Copa”, explicou o presidente da Anatel.
Segundo ele, o mesmo deverá ocorrer na fase seguinte de desligamento. “Na outra leva de cidades, que envolve as capitais do Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Roraima e Amapá, e que estão programada para 14 de agosto, deixaríamos para depois do segundo turno das eleições”, disse.