Cresce uso de aplicativos para transporte, comida, filmes e músicas

A pesquisa TIC Domicílios 2022 mostra o uso da internet disseminado no Brasil, com 80% das pessoas conectadas (149 milhões), mas 62% (92 milhões) apenas pelo celular, o que traz impactos grandes no nível de habilidades digitais. 

O estudo também mostra quais são os usos mais comuns da rede e não surpreende que nesse domínio do dispositivo móvel, trocar mensagens (93%), ouvir músicas (74%) e assistir vídeos, séries, filmes (80%), além de usar redes sociais (80%), sejam as atividades predominantes. Em proporções menores, ler notícias (56%), jogar online (37%) ou ouvir podcast (31%). 

A pesquisa mostra, também, que aumentaram as proporções de uso de aplicativos – 32% para 40% para chamar motorista, 28% para 38% para pagar por conteúdo de filmes e séries, 12% para 33% para pedir comida, 8% para 13% para serviços de música. Destaque para serviços de transporte e comida entre as classes C e DE. 

De acordo com a TIC Domicílios, 40% dos entrevistados usam a internet para realizar trabalhos escolares, 38% para estudar por conta própria, 36% para trabalhar, 17% para fazer cursos à distância. E 32% do total usa algum serviço de armazenamento em nuvem. 


Também é comum o uso da internet para buscar informações sobre produtos ou serviços (57%), para realizar transações financeiras (51%), procurar informações e serviços de saúde (50%). Já menos comuns, 27% consultam enciclopédias, 25% buscam viagens ou acomodações, 18% procuram emprego. 

É comum, ainda, baixar músicas (35%), jogos (25%), softwares (24%), filmes (20%), séries (14%), livros (13%). Na outra direção, 69% afirmam compartilhar conteúdo na internet, sendo que 43% postam criações próprias em texto, imagens, fotos, vídeos ou músicas – bem acima dos 31% que responderam que sobem conteúdo próprio em 2021. 

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