Governo

Databricks paga R$ 1 bilhão pela startup Neon por agentes IA

Neon é especializada em Postgres sem servidor. Pesquisa mostra que mais de 80% dos bancos de dados provisionados na Neon foram criados automaticamente por agentes de IA, e não por humanos.

A Databricks, empresa de dados e IA, anunciou nesta quarta-feira, 14/5, a compra da startup Neon, especializada em Postgres sem servidor, por US$1 bilhão, segundo dados da Reuters.

Os agentes de IA estão se tornando componentes cada vez mais essenciais para desenvolvedores modernos, e o Neon foi desenvolvido especificamente para oferecer suporte a seus fluxos de trabalho agênticos. Uma telemetria interna recente mostrou que mais de 80% dos bancos de dados provisionados na Neon foram criados automaticamente por agentes de IA, e não por humanos, ressaltando o crescimento explosivo das cargas de trabalho agênticas.

Essas cargas de trabalho diferem dos padrões conduzidos por humanos em três aspectos importantes:

Velocidade + flexibilidade: Os agentes operam na velocidade da máquina e o provisionamento tradicional de bancos de dados frequentemente se torna um gargalo — o Neon pode iniciar uma instância Postgres totalmente isolada em 500 milissegundos ou menos e suporta ramificação e bifurcação instantâneas não apenas do esquema do banco de dados, mas também dos dados, para que os experimentos nunca interrompam a produção.

Proporcionalidade de custos: Os agentes exigem uma estrutura de custos que se ajuste precisamente ao uso — a separação completa de computação e armazenamento do Neon mantém o custo total de propriedade de milhares de bancos de dados efêmeros proporcional às consultas que eles realmente executam.


Ecossistema de código aberto: Os agentes esperam aproveitar a rica comunidade Postgres — o Neon é 100% compatível com o Postgres e funciona imediatamente com extensões populares.

“A era dos aplicativos nativos de IA e orientados por agentes está remodelando o que um banco de dados deve fazer”, disse Ali Ghodsi, cofundador e CEO da Databricks. A Neon comprova isso: quatro em cada cinco bancos de dados em sua plataforma são criados por código, não por humanos. Ao trazer a Neon para a Databricks, estamos oferecendo aos desenvolvedores um Postgres sem servidor que pode acompanhar a velocidade agêntica, a economia de pagamento por uso e a abertura da comunidade Postgres.

Botão Voltar ao topo