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Dataprev nega vazamento de dados e descarta suspender compra de biometria

Em resposta ao Idec, que notificou a Dataprev para suspender um processo de compra de solução de biometria, por temer os riscos de vazamentos de dados, a estatal descartou a medida. Alegou que possui segurança “robusta”, com datacenters top de linha e que não pode ser acusada por fraudes de vazamentos de dados de beneficiários do INSS. 

“A Dataprev informou que conta com um robusto sistema de segurança e proteção de informações” e que “os data centers da empresa foram implementados observando os mais altos padrões tecnológicos (…) possuindo o selo de qualidade TIER 3”, diz a empresa, em nota. 

O Idec quer evitar o uso da biometria sob alegação de que os dados de aposentados e pensionistas já são alvo de recorrentes vazamentos e que isso se deve a “vulnerabilidade da segurança das informações sob responsabilidade da Dataprev”.

Na resposta ao instituto de defesa do consumidor, a Dataprev rejeita o argumento. “Não é razoável atribuir o vazamento de dados de beneficiários do INSS a possíveis falhas de soluções tecnológicas da Dataprev, pois – como se demonstrou –, a empresa garante os níveis necessários de segurança às informações gerenciadas. Se há eventuais vazamentos de dados e fraudes, trata-se de casos pontuais e específicos de desvio de conduta ética, que são alvo de enfrentamento pelas autoridades competentes, dentre elas o Ministério Público e a Polícia Federal”.

Responde, assim ,que “não vislumbra impedimentos à continuidade da preparação da licitação para contratação de solução de tecnologia de multibiometria”, processo em fase de consulta pública – a empresa recebeu cotações de preços de fornecedores para a preparação de um futuro edital. 


“A contratação da solução tem como objetivo possibilitar o uso de biometria digital e facial para a realização da prova de vida pelos 35 milhões de beneficiários do INSS. Aatualmente, a comprovação é obrigatória e feita anualmente. Com a tecnologia, os idosos poderão cumprir a exigência sem precisar se deslocar até uma agência bancária”, completa a Dataprev.

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