
A Dataprev quer ser a fornecedora de capacidade de Inteligência Artificial para o governo, define o presidente da estatal de TI, Rodrigo Assumpção. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o Gov Tech Fórum Brasil, realizado pela Network Eventos, em Brasília, nesta terça-feira, 24/6, o executivo disse ainda que não está negociando para incluir a Microsoft entre os fornecedores da nuvem soberana.
“Já conversamos com a Microsoft e não avançou. Não estamos conversando agora”, sustentou. Sobre IA, ele disse que a estatal tem três ações em andamento: o uso de IA em projetos internos em todas as diretorias para entendimento próprio; aplicar IA para os clientes e ter a infraestrutura de IA disponível para que os clientes contratem e façam os seus próprios projetos. “Estamos analisando para entender para onde a IA está indo”, adicionou.
Rodrigo Assumpção assegura que os data centers da estatal estão preparados para suportar a demanda atual requisitada pela IA. “Discuto com o meu diretor de operações sempre. Se sentirmos que vai faltar capacidade daqui a dois anos, temos de pensar em construir já no ano que vem. Não se faz um data center de uma hora para a outra. A única certeza que temos é: a Dataprev não pode ter menos capacidade do que é demandada pelo governo”, diz.
Parte significativa da capacidade de IA adquirida pela estatal veio do projeto de nuvem soberana, admite Assumpção. Para ele, o governo tem de entender de que forma a IA vai fazer a diferença na entrega de resultados. “A IA para mim está entre a chegada dos PCs pessoais e a chegada da eletricidade. A IA está em algum lugar no meio dessas revoluções”, observa. Assista a íntegra da entrevista com Rodrigo Assumpção, da Dataprev.