Dataprev vende aplicativo baseado no Meu INSS para órgãos públicos
"É um produto de prateleira para que os órgãos possam fazer a transformação digital de maneira muito mais rápida", diz o assessor da diretoria de relacionamento da Dataprev, José Francisco da Silva Neto.
A Dataprev aproveitou a experiência de desenvolvimento do aplicativo Meu INSS e está lançando como produto de prateleira uma ferramenta capaz de replicar essa ferramenta para digitalizar o atendimento de qualquer órgão público.
“A experiência do Meu INSS resultou na proposta da Dataprev de formatar uma solução que seja um produto de prateleira, de forma que os órgãos possam fazer a transformação digital de maneira muito mais rápida, e com todo o suporte da uma empresa pública como a Dataprev”, disse o assessor da diretoria de relacionamento da Dataprev, José Francisco da Silva Neto.
O tema fez parte do 50º Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública, Secop 2023, realizado nos dias 24 e 25/8 em Brasília. Segundo ele, “a proposta é o órgão aderir e ofertar serviços de forma rápida, prática e com processamento de forma automática”.
Como destacou o representante da Dataprev, o atendimento digital provocou uma forte mudança. “Saímos de 5 milhões de atendimentos mensais nas agências, em 2019, para uma média de 1,5 milhão de atendimentos presenciais. Até então o INSS era muito vinculado ao atendimento presencial. O cidadão tinha que ir a uma agência para receber o benefício”, disse.
“Com a tecnologia, o cidadão acaba migrando para o canal digital pela facilidade, pela comodidade de solicitar um benefício por meio de um aplicativo, na palma da mão. E a tendência é que cada vez mais a sociedade esteja conectada por meio dos aplicativos de governo.”
Paralelamente, revelou Silva Neto, a estatal de TI da Previdência Social avançou na automação das decisões. “No INSS, cerca de 36% de todos os pedidos que são solicitados ao INSS são decididos automaticamente. Esse é um trabalho intenso de automação”, disse o assessor da Dataprev.