Governo

Depois de São Paulo, Bahia adere à emissão da Carteira de Identidade Nacional

Enfim, a Bahia aderiu à emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Agora só dois estados estão fora do sistema: Roraima e Amapá. Objetivo da carteira de identidade nacional é integrar dados de identificação de forma segura e padronizada em todo o país. Até o momento, mais de 9 milhões de brasileiros já foram emitidas.

“A implementação da CIN na Bahia representa mais um avanço significativo na consolidação de um documento moderno, seguro e que amplia a capacidade do Estado em prestar melhores serviços públicos. Falta muito pouco para termos as 27 unidades da federação emitindo a carteira nacional à toda a população brasileira, o que será um marco extraordinário no país”, afirma o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.

De acordo com a diretora-geral da Polícia Técnica da Bahia, Ana Cecília Bandeira, a padronização documental no território nacional traz importantes avanços na prestação dos serviços públicos. “Passando a fazer parte de uma base de dados nacional, sempre que o cidadão utilizar políticas públicas, como o bolsa família, ou realizar atendimentos em postos de saúde e do próprio INSS, por exemplo, o atendente terá acesso, em tempo real, às informações”, explica. O agendamento para emissão da primeira via na Bahia é realizado através do site ba.gov.br.

Botão Voltar ao topo