Elea assina com Tapestry para assegurar capacidade energética de 1,5 GW da Rio AI City
Data center quer fornecer plataformas prontas para IA, com energia verde disponível em gigawatts a partir de 2026.

A Elea Data Centers anunciou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Prefeitura do Rio de Janeiro, Companhia Carioca de Parcerias e Investimento (CCPar), Axia Energia (antiga Eletrobras), a Light e a Tapestry – uma divisão da X, a Moonshot Factory (laboratório de inovação do Google, da Alphabet).
O acordo visa transformar o Rio de Janeiro em um dos maiores centros de data centers sustentáveis, impulsionando a inovação sustentável em IA e o desenvolvimento econômico na comunidade. A participação da Tapestry trará capacidades em inteligência artificial, somando-se ao know-how incomparável da Axia e à eficiência de transmissão da Light. Juntas, essas empresas representam uma garantia sólida da capacidade da metrópole de fornecer energia limpa ao projeto da Elea.
“A Rio AI City é mais do que um data center: é um testemunho do futuro do Brasil como líder global em infraestrutura digital sustentável e na difusão da IA”, afirma Alessandro Lombardi, Chairman e Fundador da Elea Data Centers. “Esta aliança reforça a dedicação da Elea em fornecer plataformas prontas para IA, com energia verde disponível em gigawatts a partir de 2026″, adicionou.
A Elea projetou a Rio AI City para ser lançada com uma capacidade inicial de 1,5 GW de energia renovável, a ser entregue imediatamente, escalando para 3,2 GW até 2032. A participação da Tapestry trará capacidades em inteligência artificial, somando-se ao know-how incomparável da Axia e à eficiência de transmissão da Light.





