Em São Paulo, 99,6% dos domicílios já assistem TV Digital
Os brasileiros se ajustam rapidamente ao fim das transmissões analógicas de televisão, segundo indica a nova pesquisa do Ibope em São Paulo. Três meses depois do ‘apagão’, 99,6% dos 7,2 milhões de domicílios assistem somente pelos sinais digitais na maior região metropolitana do país – carro-chefe da TV comercial no Brasil.
“É um numero fantástico e o que a gente imagina que vai acontecer em todas as praças. Já tinha acontecido em Brasília e vai se repetir. Mesmo quem não tem direito ao kit [de conversor e antena], na hora que desliga [os sinais analógicos] isso vira prioridade”, afirma o presidente da Seja Digital (ex-EAD), Antonio Marteletto.
Em Goiânia e região, com desligamento confirmado para a meia-noite desta quarta, 21/6, outra pesquisa do Ibope indicou que 92% dos domicílios já estão preparados para o ‘apagão’ analógico. Lá, a data prevista era 30/5, mas a pesquisa de então apontava apenas 88% dos lares prontos (a meta é 93%, ou 90%, por conta da margem de erro).
O próximo alvo é Recife, em 26/7. Na última contagem, feita há um mês, o número de domicílios que já conseguem de alguma forma receber os sinais digitais estava em 79%. Marteletto admite que nesse levantamento 60 dias antes do desligamento, o ideal é que mais de 80% já estivessem preparados. “Temos que também levar em conta que agora vamos para o Nordeste, onde a proporção de domicílios de baixa renda é maior, mas onde também é maior a presença dos programas sociais”, avalia.
Quer dizer que uma fatia maior do sucesso do desligamento analógico por lá depende da distribuição gratuita dos kits de antena e conversor para famílias inscritas em programas sociais. Em Recife e nos 14 municípios da região metropolitana a serem ‘desligados’ em 26/7, o número de lares é semelhante aos 1,2 milhão de Brasília e entorno. “Mas enquanto em Brasília distribuímos 400 mil kits, lá são 600 mil”, completa o presidente da Seja Digital. Até aqui já foram entregues cerca de 250 mil deles e a meta é virar o mês acima de 400 mil.