Embratel: governança de dados desafia as operadoras

O uso que as empresas dos mais variados setores vêm fazendo do big data foi tema de painel realizado durante a 20ª edição da Futurecom, em São Paulo. Antonio João Filho, diretor-executivo da Embratel, falou dos desafios da companhia para implementar ferramentas de analytics.

Para o executivo, tratar as questões de governança de dados está entre os principais obstáculos. “Entre 20% e 40% da base de clientes da companhia [residenciais e corporativos] entra em contato com a central de atendimento todos os dias, seja para contratar um novo serviço ou para reclamar”, afirma. “A oportunidade de aprender com todas essas interações é imensa.”

E é o que a Embratel vem fazendo, de acordo com o diretor. A partir das boas experiências de uso das informações para a tomada de decisões inteligentes, incluindo desde a solução de um problema na primeira chamada até a oferta de um pacote mais atraente para o cliente, a empresa começou a oferecer inteligência também para fora.

“Uma questão muito interessante é que é impossível reproduzir o que é feito para um cliente para outro. Como resultado desse amplo conhecimento, o que oferecemos é uma espécie de consultoria para cada cliente, otimizando a experiência dele com a empresa”, explica. Assistam à entrevista com o diretor-executivo da Embratel, Antonio João Filho.


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