Embratel une Open Stack à rede definida por software em serviços na nuvem
Uma cloud pública mais especializada para atender nichos de mercados relevantes é uma das estratégias da Embratel, revela o diretor-executivo da operadora, Mario Rachid. “Não temos a intenção de concorrer com as nuvens públicas tradicionais em serviços comuns. A nossa aposta é ter um produto feito sob demanda para os clientes empresariais”, acrescenta o executivo.
Para Rachid, a cloud pública que, até bem pouco tempo, era um mito no segmento B2B, hoje, superou as barreiras e ganha uma expansão significativa. “Mas sempre na proposta de ter valor e uma configuração própria”, aponta o executivo da Embratel. No CIAB 2018, realizado em São Paulo, a operadora anunciou o
Connect Cloud, um serviço de nuvem baseado em Software Defined Network (SDN) e na plataforma Openstack, tecnologias que garantem mais controle, flexibilidade e total autonomia para as empresas administrarem seus ambientes Cloud.
O Connect Cloud Embratel pode ser utilizado nos modelos de Nuvem Pública, Privada ou Híbrida com a infraestrutura de TI, computação, armazenamento de dados e de rede da operadora. solução é indicada para empresas de comércio eletrônico e organizações que utilizam sistemas de gestão empresarial (ERP), aplicações web escaláveis, aplicativos mobile, sistemas de ensino eletrônico (e-learning) ou que tenham websites que precisem ser administrados com frequência.
Um dos diferenciais do Connect Cloud é o de disponibilizar dois modelos de cobrança: o pay per use, no qual o cliente só paga pelo que for consumido no mês; e o pagamento por reserva de recursos, um dos diferenciais da solução da Embratel. Com esse último modelo, a empresa paga um valor fixo mensal para a utilização de todos os recursos da solução, contratando com valores mais atrativos, e pode distribuir o volume de acordo com a sua necessidade.