Ex-presidente do Serpro assume comando da Prodesp
Gileno Barreto, ex-presidente do Serpro, é o novo diretor-presidente da Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, Prodesp, no governo de Tarcísio de Freitas. A prodi paulista é dona do maior data center do setor público em âmbito estadual da América Latina e responde pelo processamento e armazenamento de cerca de 80% das informações de secretarias, órgãos e autarquias do Estado de São Paulo.
Até o momento, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda não definiu os rumos do Serpro nem nomeou um executivo para ficar à frente da empresa. Na reestruturação de governo, o Serpro ficou com a Fazenda e a Dataprev passou a ser gerida pelo Ministério da Gestão, de Esther Dweck, e já tem presidente definido: Rodrigo Assumpção. O presidente Lula descartou a privatização das estatais, mas não há uma estratégia transparente para o futuro dessas empresas e quais funções elas vão desempenhar na transformação digital do Estado.
A curiosidade é que Gileno Barreto vai trabalhar sob o comando de Caio Paes de Andrade, que também ocupou a presidência do Serpro até 2020, foi para Secretaria de Governo Digital, então ainda na Economia, e depois para a presidência da Petrobras. Agora Paes de Andrade responde pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, criada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Na gestão passada, a Prodesp se posicionou para ser a Prodi das Prodis, com a oferta de serviços para outras empresas de TI estaduais.