Governo

Falta de GPUs no mercado obriga Dataprev remodelar licitação

A forte demanda por processamento de dados, provocada pelo boom da inteligência artificial, obrigou a Dataprev, estatal de TI do governo federal, a remodelar por três vezes uma concorrência para a aquisição das GPUs. 

“Primeiro o prazo era de 40 dias para entrega, mas os fornecedores não conseguiam cumprir. Depois aumentamos para 100 dias, e nada. E agora estamos vendo como definir o prazo de entrega. Faltam placas GPUs no mercado para sistemas de alto desempenho”, afirmou Rodrigo Assumpção, que participou nesta segunda-feira, 29/07, da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados – Soberania Nacional em Geociências, Estatísticas e Dados: riscos e oportunidades do Brasil na Era Digital, realizada pelo IBGE, no Rio de Janeiro. 

A Dataprev e o Serpro são os responsáveis pela Infraestrutura Nacional de Dados (IND), liderada pelo ministério da Gestão e Inovação. Na prática, a infraestrutura nacional de dados consiste em um conjunto de normas, arquiteturas e políticas integradas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas e os ambientes de negócio. Segundo ainda o governo, a IND vai trazer luz sobre o potencial dos dados governamentais.

Botão Voltar ao topo