Goiás começa capacitação em massa dos servidores em Inteligência Artificial
Projeto começará com 2 mil servidores, mas a proposta é alcançar os 40 mil servidores diretos do estado, antecipa o subsecretário de TI, Marcio Cesar Pereira. Estado usa IA própria desenvolvida em open source a partir do uso da linguagem LLaMA.

O estado de Goiás decidiu que vai capacitar seus servidores para trabalhar com Inteligência Artificial. O projeto, antecipa com exclusividade ao Convergência Digital o subsecretário de TI, Márcio Cesar Pereira, começa com o treinamento presencial de 2 mil servidores.
“Queremos ter tudo estruturado para iniciar esse treinamento até dezembro”, revelou. A partir daí, a iniciativa vai criar modelos para chegar aos 40 mil servidores, com aulas presenciais e ensino a distância.
“Em Goiás, queremos atrair, desenvolver e reter talentos em IA. Nós vamos subsidiar infraestrutura para as pessoas desenvolverem IA. No caso dos servidores, os queremos capacitados para usar a IA no dia a dia do serviço público. Nós queremos especializar mesmo. E não importa de qual área é esse servidor. Ele vai criar carreira a partir dessa especialização”, contou Pereira ao CDCast/SecopCast durante o SECOP 2025, realizado pela ABEP-TIC e organizado pela Network Eventos, nos dias 06 e 07 de agosto.
A IA usada será desenvolvida internamente pelo estado por meio de uso da open source LLaMA, mas não há plano de proibir o uso das IA generativas gratuitas como o ChatGPT. Tendo criado no Brasil a primeira legislação oficial para Inteligência Artificial, Goiás critica o Marco Legal de IA em discussão no Congresso Nacional.
“O que o Brasil está escolhendo para a sua IA? Parece que está fazendo uma lei para favorecer advogados. Nós criamos uma legislação para gerar um aconchego a quem quer criar IA. Nós queremos ser o porto seguro para quem quer fazer IA”, detalhou. Indagado sobre o impacto da Reforma Tributária, que exigirá uma nova TI, Márcio Cesar Pereira disse que a adequação ao novo modelo preocupa, mas acredita no estímulo nacional. Assista à entrevista com o subsecretário de TI de Goiás.