Google Cloud fecha acordo multimilionário com OTAN por nuvem e IA
Agência de Comunicação e Informação da OTAN - NCIA - acertou a contratação da Google Cloud e fornecerá os serviços em uma plataforma isolada da Internet.

O Google Gloud assinou um acordo multimilionário com a Agência de Comunicação e Informação da OTAN (NCIA) para fornecer serviços de nuvem soberana com inteligência artificial (IA) para lidar com alguns dos dados mais sensíveis da aliança militar. Os valores acertados não foram revelados pelas partes.
O acordo prevê que o Google Cloud forneça sua plataforma Google Distributed Cloud (GDC), isolada da internet, para a NCIA, que planeja implantar a tecnologia em seu Centro Conjunto de Análise, Treinamento e Educação (JATEC) para modernizar as operações e dar suporte a cargas de trabalho classificadas.
O Google explicou que seu sistema GDC permitirá que a aliança execute cargas de trabalho modernas de IA e análise em “ambientes completamente desconectados e altamente seguros”, mantendo o controle operacional e preservando os rigorosos padrões de soberania digital.
Em setembro, a NCIA firmou um acordo para transferir cargas de trabalho críticas para a infraestrutura de nuvem da Oracle. “A parceria com a indústria é um componente crítico da estratégia de transformação digital”, declarou o diretor de tecnologia da NCIA, Antônio Calderón.





